Constantes de ionização de ácidos e bases fracos e efeito tampão
Introdução Teórica
Todas as experiências mostradas neste relatório servem para o estudo das constantes de ionização dos ácidos e bases fracas e do efeito tampão, utilizando conceitos de ácidos fracos e bases fracas, suas constantes de ionização, tampões básicos e ácidos e os efeitos causados ao se adicionar um ácido e base fortes ao tampão.
Ácidos e bases fracas são aqueles que não se dissociam completamente em solução aquosa, constituindo um equilíbrio entre as espécies que não dissociaram e os seus correspondentes íons nas soluções. Cada equilíbrio de ácido ou base fracas possui uma constante de ionização, representada por Ka para ácidos e Kb para bases, o valor dessa constante não se altera.
O ácido fraco genérico HA tem seu equilíbrio representado pela equação
HA(aq) + H2O(l) A-(aq) + H3O+(aq) e possui um Ka com expressão igual à:
Ka = [A-] [H3O+] [HA]
Para calcularmos o pH, dessa solução de ácido fraco, é necessário que se descubra a concentração de H3O+ existente na solução e aplicar ela na fórmula pH = -log [H3O+].
Já a base fraca B genérica tem seu equilíbrio representado pela equação
B(aq) + H2O(l) HB+(aq) + OH-(aq) e possui um Kb com expressão igual à:
Kb = [HB+] [OH-] [B] Para calcularmos o pH, dessa solução de ácido fraco, é necessário que se descubra a concentração de OH- existente na solução e aplicar ela na fórmula de pOH = -log [OH-], como 14= pH + pOH, temos então que pH = 14 – pOH.
O ácido fraco que utilizamos foi o CH3COOH e seu equilíbrio é representado por
CH3COOH (aq) + H2O(l) CH3COO-(aq) + H3O+(aq)
E a base fraca utilizada na experiência foi a NH3 e seu equilíbrio é representado por
NH3 (aq) + H2O(l) NH4+(aq) + OH-(aq)
Material Necessário
Material: