consolidação das leis trabalhistas e ergonomia no trabalho
Causas do LER:
-Movimentos repetitivos
- Postura incorreta
-Ritmo acelerado de trabalho
- Fazer a mesma tarefa por tempo prolongado
- Pressão no local de trabalho
- Cobrança e má divisão de tarefas.
Entre as doenças causadas pelo LER estão: tendinite, bursite, entre outras. O tratamento é feito através de anti- inflamatórios, fisioterapia e caminhadas.
Ações e serem tomadas para evitar o LER:
A cada 25 minutos de trabalho, fazer uma pausa de 5, e a cada hora trabalhada sair da cadeira e se movimentar; beber água regularmente; manter a coluna apoiada na cadeira, com ombros relaxados e pulsos retos; use o monitor na altura dos olhos, e de preferência, com distância equivalente a um braço do monitor. De acordo com a legislação trabalhista:
17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.
17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas
17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:
a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação frequente do pescoço e fadiga visual;
b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.