CONSOLIDA O DE LOG STICA INTERNACIONAL
COMERCIAL INVOICE: Documento que representa nota fiscal e formaliza negociação.
Os elementos são: - Local e Data Emissão; - Número Sequencial; - Número Pedido;
-Número e Data Conhecimento de Embarque; - Nome do navio; - Incoterm utilizado;
- Peso líquido e peso bruto.
O comercial invoice serve de base de desembarace da mercadoria no país de destino. O seu preenchimento é efetuado com base na fatura Pro form e deve ser executado sem erros, emendas ou rasuras, pelo próprio exportador, não existindo regras que estabeleçam um modelo oficial, ficando a critério do exportador.
FATURA PRO-FORM: Base para confecção de demais documentos principalmente a
Comercial Invoice, também para auxiliar na abertura de carta de crédito, é como um pre orçamento. Os elementos são: - local de venda; - Descrição das mercadorias; - Quantidade/peso; -Meio de transporte; - Seguro; - Documentos exigidos pelo exportador.
Conceito: Documento que dá início ao negócio. Logo após os primeiros contatos e manifestada a intenção de realização de uma operação comercial, o exportador emite para o importador uma fatura Proforma para que este providencie a Licença de Importação, dentre outras providências. Este documento é o modelo de contrato mais frequente, formaliza e confirma a negociação, desde que devolvido ao exportador, contendo o aceite do importador para as especificações contidas. É similar à fatura definitiva, porém com características de um orçamento, ou seja, não gera obrigação de pagamento por parte do comprador. Deve ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.
5W1H: Serve para estruturar um plano de ação.
CERTIFICADO DE ORIGEM: Atesta o local de origem do produto.
CARTA DE CRÉDITO: Pagamento condicional, a favor do exportador à pedido do importador se o exportador cumprir com todas as exigências do importador.
Conceito: Podemos defini-la como uma ordem de pagamento condicional, emitida por um banco, a pedido do importador, a favor do