Consiencia negra
Um homenagem justa, pois Zumbi ficou na história como uma pessoa que representou a luta do negro contra o sistema escravista no período colonial no país. A sua morte ocorreu justamente em combate, na defesa de seu povo e sua comunidade. Eram uma resistência dos quilombos ao sistema escravista, sendo que Zumbi, de forma coletiva manteve uma cultura africana no país. Ele lutou até a morte por esta cultura e na defesa de liberdade pelo seu povo.
A data é para se fazer uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, inclusive a semana com referência a data é chamada de Semana da Consciência Negra. Do que se passou até o presente momento, a luta é contínua dos movimentos negros que tem adquirido conquistas sociais importantes aos afrodescendentes, na Constituição brasileira, do direito dos descendentes de quilombolas às terras dos quilombos.
Outra conquista obtida, e que consta da Constituição, foi a definição do racismo como crime. Já que a Constituição Nacional afirma que “todos são iguais, independente da sua cor, sexo, etnia, religião, condição sexual, credo”.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
Por isso, neste dia várias entidades tal qual o Movimento Negro que é o maior do país, por meio de organizações realizam palestras, seminários, atrações como capoeira, outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham