Considerações sobre iniciação precoce ao esporte
Revista Fisioterapia UNICID - Universidade Cidade de São paulo
Considerações sobre iniciação precoce ao esporte competitivo e lesões por overuse em crianças na fase de crescimento
Mariza Marcucci Garcia
No mundo moderno a atividade competitiva assume importância cada vez maior. O que vemos é uma necessidade crescente de quebrar marcas, superar barreiras e atingir metas antes consideradas impossíveis. No esporte este fenômeno se traduz de diferentes maneiras, sendo uma das mais importantes a iniciação precoce à pratica desportiva competitiva. Estas crianças acabam tendo um envolvimento com o esporte muito além do simples exercício do corpo em benefício da saúde. Passam a dedicar-se a ele, quer para elevá-lo como modalidade esportiva como também para alcançarem desempenhos cada vez mais perfeitos, e com isso, exigem de seu organismo um preparo físico e psicológico não compatível com sua maturação, aumentando o risco às lesões procedentes de solicitações excessivas do sistema músculo esquelético. O conhecimento, não só do diagnóstico e tratamento destas lesões específicas do atleta infantil, mas dos métodos preventivos é essencial para ajudar a manter a saúde permanente desses indivíduos.
Nonononononononononononono Nonononononononononononononononononononononononononononononononononononononon 16
Considerações sobre iniciação precoce ao esporte competitivo e lesões por overuse em crianças na fase de crescimento
ESTUDO COCONSIDERAÇÕES SOBRE INICIAÇÃO PRECOCE AO ESPORTE COMPETITIVO E LESÕES POR OVERUSE EM CRIANÇAS NA FASE DE CRESCIMENTO.
INTRODUÇÃO As lesões por uso excessivo ou abusivo, são comuns em atividades esportivas, especialmente as que exigem resistência à fadiga e podem ser responsáveis pela metade das lesões esportivas. (Agre, 1994; Klenerman, 1994). Podemos classificar estas lesões em dois tipos básicos: os macrotraumatismos e os microtraumatismos. Estes últimos podendo levar à síndrome de