Considerações finais
DESENVOLVIMENTO
O projeto de intervenção surgiu da necessidade de ter mais articulação da rede de atendimento local para a pessoa com deficiência, identificado ao longo do período do estágio, e teve sua realização e execução em um Evento de comemoração ao dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizado pela Semtas.
A apresentação teve início com uma palestra abordando o tema, explicando sobre a importância da articulação e integração dos órgãos que compõe a rede sócioassistencial local, para que os direitos da pessoa com deficiência sejam efetivados. Estiveram presentes todos os participantes e beneficiários do grupo de pessoa com deficiência da SEMTAS, seus familiares e cuidadores, com também representantes de vários órgãos parceiros como Cras, Creas e Nasf. Logo após a apresentação inicial, a secretária fez uma explanação das ações desenvolvidas em benefícios ao grupo, e em seguida a psicóloga fez uma palestra sobre a importância dos cuidadores nas ações de intervenção, sua parceria e apoio para melhoria da qualidade de vida dos beneficiários. E como encerramento o grupo de pessoas com deficiência fez uma apresentação cultural e teatral.
Todo o projeto e ações foram baseados teoricamente em algumas leis que fazem referência à pessoa com deficiência como o Estatuto da Pessoa com Deficiência em seu capitulo 5º que diz “É dever do Estado, da sociedade, da comunidade e da família assegurar, com prioridade, às pessoas com deficiência a plena efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à paternidade e à maternidade, à alimentação, à habitação, à educação, à profissionalização, ao trabalho, à previdência social, habilitação e reabilitação, transporte, acessibilidade, cultura, desporto, turismo, lazer, informação e comunicação, avanços científicos e tecnológicos, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, dentre outros decorrentes da Constituição Federal e das leis, que propiciem seu bem-estar