Considerai vossos caminhos Ageu 1
O profeta nos diz, pela voz do Senhor, q: Olha, de vez em quando, dá uma olhada por onde passou. Reflete. “Considerai vosso caminho”.
O q é considerar?
É gastar tempo, preste atenção, olhe com atenção. Não é uma olhada rápida. É detectar detalhes, minúcias.
O q é vosso?
É o seu caminho, não do outro. Olha com atenção para o seu caminho. A atenção não deve ser o caminho do próximo.
Nesse tempo, Deus está distante, brigado com o povo hebreu. Deus pede, através do profeta, q eles olhem, reflitam, pensem no q estão fazendo, pq não é possível q não vejam a desgraça q estão vivendo! Pq perderam a capacidade de refletir, de olhar p/ trás e pensar.
O tempo era ruim, e de tão ruim, não conseguem discernir. A vida q levam é maldita, mas nem percebem.
Ex.: Nos adaptamos a tudo. Alguém q ganha 10 mil, perde o emprego. Qdo consegue arrumar outro, vai ganhar 2 mil. Vai se adaptar? Claro q sim. Qdo vai dormir tem dor nas costas. Ao invés de ir ao médico, a gente vai se mexendo, vai mudando de posição até achar uma posição q consiga pegar no sono. Fica todo torto. Mas dorme. Só ele sabe como estará no dia seguinte. Ele se adaptou.
Nos adaptamos a qualquer situação. Qdo vê um povo q tem fome, a ONU joga alimentos de helicópteros, e o povo se degladia para pegar esse alimento, vc diz: “Ah, eu não saberia viver assim!”. Desculpe, mas saberia sim. Um ente querido morreu ou divorciou-se. Vc diz: “Eu não vou saber viver sem ele(a)!”. Vai sim.
Pior: nos adaptamos a viver longe de Deus. Nos adaptamos a situações mais adversas. Tem gente q já esteve no altar, hj está perdido, perdeu a comunhão.
Foi o q aconteceu com o povo de Israel, eles se acostumaram a viver tão miseravelmente longe de Deus q Deus, a essa altura, não se conforma: “Ô, Ageu! Manda esse povo considerar os seus caminhos! Pq não é possível q se adaptem a viver assim!”
Quando Deus nos manda considerar os nossos caminhos?
No v.6: “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, mas não