conservação de energia mercanica

1068 palavras 5 páginas
ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA EXPERIMENTAL

TRABALHO AUTO INSTRUCIONAL:
A CONSERVAÇÃO DE ENERGIA EM UM PARQUE DE DIVERSÕES

BELO HORIZONTE
2014

A London Eye é uma das maiores rodas gigantes do mundo, com 135 metros de altura para dar uma volta completa leva cerca de 30 minutos. Com suas 32 cápsulas os passageiros fazem a volta de pé e podem visualizar a cidade com uma visão de 360 graus, passeios são feitos tanto de dia quanto de noite e é um dos mais famosos pontos turísticos de Londres.

A Roda Gigante é formada por duas rodas paralelas que giram em torno do mesmo eixo, suspensas em duas torres verticais e sustentando em suas circunferências bancos oscilantes para um variado número de pessoas.
A força centrípeta que puxara (mantivera o objeto preso à trajetória circular, onde só existira força de tração e do peso), o 'sistema' (Porção do Universo que se estuda, neste caso "A roda gigante") para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo (Circular), que possui o módulo da aceleração centrípeta apontando para o centro, pois se tratará de um percurso fechado, e é uma força responsável pela mudança do vetor velocidade.
É possível analisar o movimento de uma roda-gigante de duas formas:
1°) Considerando a existência de uma nova força, denominada tangencial, que atuando junto com a centrípeta é capaz de fazer com que a roda deixe seu estado de repouso para entrar em movimento, ou o oposto. Ou seja, a roda apenas entrará em movimento no instante em que for aplicada uma força tangencial, que muda o módulo da aceleração permitindo assim o início do

movimento. A força tangencial é representada por um vetor que tangência o circulo formado pela roda gigante e como atuará em conjunto com a força centrípeta, a resultante será igual a soma desses dois vetores.
Sendo:
F¹ a força tangencial, em Newton (N) m a massa do corpo, em quilogramas (kg) a¹ a aceleração tangencial, em metros por segundo ao quadrado (m/s²) e F² = m.v²/R
Sendo:

Relacionados

  • Termodinamica
    2398 palavras | 10 páginas