conservação de alimentos
Departamento de Educação – DEDC I
Núcleo de Educação a Distância – NEAD
Curso de Licenciatura em Química
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Departamento de Educação – DEDC I
Núcleo de Educação a Distância – NEA
Curso: Licenciatura em Química
TEMA
Conservação dos alimentos Tipos de Tratamentos para Conservação de Alimentos
Os alimentos são conservados de acordo com suas características e pelo modo como são fabricados. Os métodos de conservação visam o aumento da vida útil dos alimentos e ainda impedem que causem doenças nas pessoas.
Os processos de conservação têm por objetivo evitar as alterações nos alimentos, sejam elas de origem microbiana, enzimática, física ou química. Os tipos de tratamento existentes são:
Conservação pelo calor;
Conservação pelo frio;
Conservação pelo controle da umidade;
Conservação pela adição de um soluto;
Conservação por defumação;
Conservação por fermentação;
Conservação pela adição de aditivos;
Conservação pelo uso da irradiação.
Conservação pelo Calor:
Baseia-se no emprego de temperaturas ligeiramente acima das máximas que permitem a multiplicação dos microrganismos, de forma a provocar a sua morte ou a inativação de suas células vegetativas. Os principais métodos de conservação por
Calor são:
Pasteurização:
A pasteurização é um tratamento térmico relativamente suave, utiliza temperaturas inferiores a 100 ºC, tem como principal objetivo prolongar a vida de prateleira dos alimentos, por alguns dias, como no caso do leite ou por alguns meses, como ocorre com as frutas enlatadas. Este método tem como princípio, a inativação de enzimas e a destruição dos microrganismos sensíveis a temperaturas mais elevadas, como as bactérias vegetativas, bolores e leveduras, sem contudo modificar significativamente o valor nutritivo e as características organolépticas do alimento submetido a esse tratamento.
Esterilização:
A esterilização