Conservação de alimentos
Métodos de Conservação
Físicos; Químicos; ou Biológicos.
Objetiva a eliminação total ou parcial dos agentes capazes de alterar os alimentos.
Isolados ou Combinados
uitas vezes, a aplicação de um único processo de conservação, M não assegura a estabilidade microbiológica.
emprego associado de vários métodos de conservação chama-se O aplicação da teoria dos obstáculos (Hurdle Technalogy), desenvolvida por LEISTNER.
Métodos de Conservação
onsiderando essa teoria, a estabilidade de um produto é conferida C por dois ou mais fatores que isoladamente não seriam capazes de produzir o mesmo efeito.
importante lembrar que, quando utilizamos a combinação de dois É ou mais métodos, necessita-se de uma intensidade menor de cada um deles que se emprega quando isolados, portanto, ocorre menos prejuízos às características sensoriais e ao valor nutritivo dos alimentos.
Métodos de Conservação
Fatores que determinam o método de conservação:
1. 2. 3. 4. 5.
A natureza do próprio alimento, período de tempo que se deseja conservá-lo, a economia do processo de conservação, os agentes de deterioração envolvidos, qualidade microbiológica desse alimento, etc.
s alimentos destinados aos processos de preservação devem ser de boa O qualidade, tanto do ponto de vista estrutural, como do ponto de vista microbiológico, visto que os processos tecnológicos empregados para a preservação não são capazes de recuperar a qualidade dos alimentos danificados.
s melhores processos são aqueles que, garantindo uma satisfatória O conservação, alteram menos as condições naturais dos produtos.
Métodos de Conservação
Objetivos dos métodos de conservação:
1. Oferecer ao consumidor produtos alimentícios não só dotados de qualidades nutritivas e sensoriais, mas principalmente isentos de microrganismos nocivos e suas toxinas. 2. Impedir a contaminação microbiológica das matérias- primas, durante o processamento e dos produtos acabados; 3.