Conservação da energia mecânica
2014
Laboratório de Física Geral I
Física Licenciatura
Conservação da Energia Mecânica
Data de realização 15/05/2014
Prof.° Américo Tsuneo Fujii
Daniel Reis
Guilherme Delfino
Heitor Lulhi
Iago Garcia
Objetivos
Entender e verificar o princípio da conservação da energia mecânica, através da transformação da energia potencial de um corpo em queda em energia cinética.
Resumo
Neste experimento, foi montado um sistema com dois corpos, um fio e uma roldana, em um trilho de ar, de forma que um corpo 1 em um plano horizontal e em repouso é ligado pelo fio ao outro corpo 2, este em um plano vertical, e que está prestes a cair. O corpo 2, com sua energia potencial total, quando cai, transforma sua energia potencial em energia cinética, puxando o corpo 1. O objetivo, que é verificar como a energia potencial do corpo 2 pode se transformar em energia cinética do conjunto e ainda observar a conservação de sua energia mecânica total, é alcançado ao final do tratamento e análise dos dados.
Introdução
Neste sistema do experimento, existe um corpo m1 que se desloca na horizontal sem atrito, ligado a um segundo corpo m2 através de um fio inextensível, onde este segundo corpo, quando solto, sofre queda livre, exercendo tração no fio, que consequentemente exerce tração no outro corpo, o puxando enquanto um sensor de movimento capta o deslocamento do m1 em relação ao tempo.
Figura 1 – Sistema do experimento (Roteiro de Lab. De Física I)
O conceito de energia, na física é muito abrangente e abstrato para conceitua-lo de forma simples, porém podemos dizer que a energia mecânica de forma simples é definida como a capacidade de gerar trabalho, onde é a soma da energia cinética K e a energia potencial U:
A energia cinética é associada ao movimento de um corpo, onde é levado em conta a massa e a velocidade do objeto:
“A