conservantes
Conservantes são substâncias naturais ou artificiais utilizadas para conservação de alimentos, produtos farmacêuticos, madeiras, tintas e vários outros produtos.
Para que servem A função dos conservantes é prevenir ou inibir o crescimento microbiano e evitar alterações químicas indesejáveis, mantendo assim a qualidade do produto e aumentando seu tempo de vida útil. Grande parte dos produtos presentes nas prateleiras dos supermercados e inclusos no cotidiano de pessoas em todo o mundo contém conservantes, que garantem uma longa vida destes produtos que podem ficar perfeitamente estocados ou armazenados por meses e até anos.
Como são conservados os alimentos e quais as substâncias utilizadas? Para atrasar a deterioração dos alimentos por mircrorganismos, são utilizadas substâncias anti-microbianas para inibir, retardar ou prevenir o crescimento e proliferação de bactérias, leveduras e bolores. Compostos sufatados, como os sulfitos (E 221 – 228), são utilizados para inibir o crescimento de bactérias como no caso do vinho, frutos secos, vegetais em vinagreta ou salmoura. O ácido sórbico (E 200) pode ser utilizado em várias aplicações, incluindo na conservação de produtos à base de batata, queijo e compotas. Os compostos, como nitratos e os nitritos (E 249 – 252), constituem outro grupo de substâncias de grande utilidade. Estes são utilizados como aditivos em produtos cárneos, como as salsichas e fiambres, como protecção contra bactérias causadoras botulismo (Clostridium botulinum), contribuindo significativamente para a segurança alimentar. O ácido benzóico e os seus sais de cálcio, sódio e potássio (E 210 – 213) são utilizados como anti-bacterianos e anti-fúngicos em alimentos como os pickles, compotas e doces com baixo teor em açúcar, molhos e condimentos.
Tipos- *artificiais
*ácido sórbico: O ácido sórbico é um composto orgânico representado pela fórmula molecular C6H8O2, com formato de cristais ou pó branco, de odor