Conservando o Amor
TEXTO BASE:CONSERVAI-VOS A VÓS MESMOS NO AMOR DE DEUS. (Jd 21)
CONSERVAR , traz a idéia de manter no seu lugar; manter no estado atual; preservar; ação de constância no guardar e guarda com cuidado, fazer durar, ânimo longo; fazer durar; reter na memória; resistir à idade; permanecer, ficar, continuar.
INTRODUÇÃO: Nos dias em que vivemos, podemos observar que o homem (gênero) é bastante ágil e cheio de vontade para começar as coisas, para iniciar, assume compromissos, faz promessas, assina contratos, faz dívidas, tudo com o objetivo de começar algum projeto, seja industrial, ou comercial, ou um relacionamento, na fé, e até para um casamento.
Denota-se uma instabilidade muito acentuada na sociedade moderna, há manifestação de uma grande dificuldade do homem perseverar no que faz, seja no âmbito dos empreendimentos, seja no âmbito dos relacionamentos, hoje tudo é muito volátil, não se conservam. Começa-se bem, todavia, a permanência no propósito vai se enfraquecendo e acaba por esfacelar-se com o decorrer do tempo.
Quero expressar meios para manter acesa a chama do compromisso assumido um com o outro, perante o SENHOR DEUS e perante os homens; não apenas pela ótica da honra, senão e muito mais pela ótica do revigoramento da chama do amor apaixonado na vida conjugal, amor e relacionamento, este planejado pelo SENHOR DEUS quando fundou a instituição do casamento, consoante se vê no livro de Cantares; uma chama tal que: “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo” (Ct 8.7)
I – COM O QUE SE CONSERVA O AMOR? A) Dois tipos naturais de conservantes providenciados pelo Criador: a.1) SAL: Substância branca usada como tempero (Jó 6.6), remédio (Ez 16.4) e conservante. Os cristãos são como o sal, que contribui para conservar e salvar o mundo (Mt 5.13). “Temperada com sal” em Cl 4.6 quer dizer “de bom gosto” (NTLH).
Bom gosto; graça; finura de espírito; vivacidade; dito gracioso, boas palavras, palavras que