Consequências no processo decisório
CONSEQUÊNCIAS NO
PROCESSO DECISÓRIO
EQUIPE TALENTOS Igarassu, 09 de maio 2008.
INTRODUÇÃO
No processo decisório, todas as etapas têm sua relevância, sobretudo “as consequências” que é um indicador de alerta para o tomador de decisão.
As decisões bem planejadas e analisadas dentro de uma realidade podem determinar se a empresa terá lucro ou prejuízo, êxito ou insucesso, isto garantirá competitividade, ganho de clientes e consequentemente, bom retorno financeiro.
No estudo das consequências há toda uma metodologia a seguir. Iremos estudar cada passo dessa metodologia que está assim dividida: * Descrever as consequências com a devida exatidão e modo abrangente e preciso. * Elaborar um quadro de consequências, em quatro etapas:
Etapa 1: Projete-se no futuro
Etapa 2: Elabore uma definição para cada alternativa, excluindo as consequências
Etapa 3: Elimine todas as alternativas fracas
Etapa 4: Disponha as definições das alternativas restantes em um quadro de consequências * Tornar-se mestre na arte de definir consequências utilizando as técnicas:
Faça um teste antes de comprar;
Utilize medidas simples para avaliar as consequências;
Não confie apenas em dados da realidade;
Aproveite ao máximo a informação disponível;
Utilize com critério a opinião de especialistas;
Adote medidas que reflitam adequado grau de decisão;
Encare as incertezas mais sérias;
É na etapa da consequência que o administrador saberá o melhor caminho a tomar.
Devemos definir as consequências com a devida exatidão e precisão, elaborando um quadro de consequências, e sendo assim tornar-se mestre na arte de definir consequências.
ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO
CONSEQUÊNCIAS
Após definição dos problemas, onde os objetivos já foram estruturados e as alternativas escolhidas, são necessárias avaliar como lidar com cada uma