Consequências da primeira guerra mundial
Componentes: Luana Stephane nº 22; Graciele de Almeida nº 08; Jhessy Loren nº 14; Stephanie Karen nº 29
Professor: Raimundo
CONSEQUÊNCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
SÃO LUÍS- MA 2012
CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS * Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. * Surgimento de novos Estados europeus:
Do desmembramento do Império Austro-Húngaro: Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia (nome oficial da “Grande Sérvia”, criado em 1931).
Do desmembramento do Império Russo:
URSS, Finlândia, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.
* Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo). * Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial. * Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha. * Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.
CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS
* Mudou o centro econômico do mundo, da Europa para a América do Norte. * Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares. * Ascensão dos Estados Unidos, que desde então se tornou uma grande potência. * Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões. * Cidades e povoações arrasadas. * Perdas e danos extremos.
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS
* 10 milhões de homens mortos (por bombardeios, massacres, fome, epidemias). Mais de 20 milhões de soldados feridos, mutilados e inválidos.