Consequências da má alimentação equilibrada e a roda dos alimentos
Os cuidados primários de saúde são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance universal de indivíduos e famílias da comunidade, mediante sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país podem manter em cada fase de seu desenvolvimento, no espírito de autoconfiança e autodeterminação. Fazem parte integrante tanto do sistema de saúde do país, do qual constituem a função central e o foco principal, quanto ao desenvolvimento social e económico global da comunidade. Representam o primeiro nível de contacto dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde pelo qual os cuidados de saúde são levados o mais proximamente possível aos lugares onde pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde .
Cuidados Secundários
Os cuidados de saúde secundários envolvem essencialmente o diagnóstico e o tratamento da doença, quando detetam a doença o utente é encaminhado para os centros para complementarem os diagnósticos, a fim de efetuar os check-ups necessários e rastrear eventuais complicações (Radiografias, Ecografias, mamografias, eletrocardiogramas, análises sanguíneas, ecocardiogramas, etc.). Apos detestada a doença e depois de diagnosticada, o utente pode manter o acompanhamento médico nos cuidados de saúde primários, isto quando não existe gravidade.
Cuidados terciários
Um sistema de saúde envolve uma tríade básica composta por 3 pilares essenciais: Os cuidados de saúde primários, os secundários e os terciários.
Nível de atenção: constituído por grandes hospitais gerais: e especializados, que concentram tecnologia: de maior complexidade e de ponta, servindo de referência para os demais programas: sistemas e serviços.
Por sua vez, os cuidados de saúde terciários resumem-se essencialmente às intervenções de saúde direcionadas