Consequências da 1ªGuerra Mundial
Durante a Primeira Guerra Mundial morreram aproximadamente 9 milhões de pessoas(entre civis, soldados, enfermeiras e voluntários).O número de feridos entre civis e militares foi de cerca de 30 milhões.
Na guerra imensas pessoas entre 20 e os 40 anos morreram, o que levou a um grande aumento da taxa de mortalidade e do desemprego, diminuição da natalidade e da população ativa.
A par dos milhões de mortos e da falta de bens, os preços começaram a aumentar e a inflação aumentou incontrolavelmente.
A custo da destruição da Grande Guerra e dos elavados gastos militares, gerou-se uma grande crise económica na Europa.
Enquanto a Europa passava por uma grave crise(causada pelos gastos feitos antes da guerra para comprarem armamento aos E.U.A. e pela devastação), os E.U.A., que não tinham destruição dos seus meios de produção causados pela guerra, estavam cada vez mais ricos, e a Europa devia quantidades imensas de dinheiro a estes. A hegemonia Europeia perdeu-se para a América.
Revolução soviética de 1917:as contradições políticas acentuaram-se na Rússia czarista, devido as primeiras derrotas do exército russo perante os alemães(não se pode afirmar que a 1ªGuerra Mundial tenha sido a causa desta revolução, mas influenciou um desequilíbrio político interno da Rússia).
Tratado de Versalhes
Assinou-se o Tratado de Versalhes que impôs muitíssimas regras, sobretudo à Alemanha (que teria sido anteriormente derrotada na guerra).
Foi criada a Sociedade das Nações(também conhecida por Liga das nações), cujos objetivos eram manter a paz entre os países europeus; fomentar a cooperação económica ,financeira, social e cultural; e garantir a proteção das minorias nacionais.
Principais consequências do Tratado de Versalhes para a Alemanha
Artigo 42:É proibido à Alemanha manter ou construir fortificações , quer