CONSEQUENCIAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
941 palavras
4 páginas
“A França fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as politicas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917 foram em grande parte, lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários princípios de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da politica liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. Ela ofereceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e cientifica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu, pela influencia francesa, as antigas civilizações que até então resistiram às ideias europeias. Esta foi a obra da Revolução Francesa.” Eric J. HobsbawnA revolução foi uma ruptura em todos os domínios. Primeiramente, no domínio político: depois de mil anos de estabilidade na França, começou o reinado da instabilidade, isto é, a sucessão de regimes, de repúblicas, de governos, de partidos. Mil anos de leis, de costumes, de instituições, de privilégios, de liberdades, abolidos de repente.
A Revolução Francesa despertou no povo europeu e nos povos das colônias na América, um sentimento de nacionalismo e liberdade, o q acabou influenciando os processos de independência das colônias americanas.
As principais consequências da Revolução Francesa foi a derrubada de Luís XVI ao trono, bem como a abolição da monarquia na França, com a proclamação da República subsequente ao chamado Primeiro Reinado. Essas consequências são, entre as várias transformações sociais e econômicas, a remoção de prisão por dívidas e a abolição da herança de terra primogênito em famílias. Entre todas as consequências, temos algumas mudança que foram efetivas, como a fundação do Banco da França, a implementação de um sistema de educação que revogou a secular anterior e