Conselho Tutelar
No entanto o Conselho Tutelar tem como apoio, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente- CMDCA, um órgão deliberativo e controlador das ações públicas e privadas, de atendimento e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
Um dos grandes avanços do ECA foi exatamente fortalecer a participação social e para isso criou dois importantes instrumentos o CMDCA e o Conselho Tutelar, mas há uma grande diferenças entre eles, nas suas funções e atribuições.
O Conselho Tutelar é formado por cinco pessoas, que são escolhidas pela sociedade para trabalhar diariamente em defesa dos direitos da criança e do adolescente, já o CMDCA é formado por um número par de pessoas, metade indicada pelo governo e a outra entre pessoas integrante de organizações não governamentais. Ambos se distinguem quanto a suas atribuições.
O CMDCA se reúne periodicamente para estabelecer e deliberar sobre a politica da infância e da adolescência. As prioridades estabelecidas devem tornar realidade no orçamento em defesa