Conselho Municipal Da Beira
Conselho Consultivo do Chiveve
Relatório
Beira, 2014
CONSELHO MUNICIPAL DA BEIRA
POSTO ADMINISTRATIVO DE CHIVEVE
CONSELHO CONSULTIVO DO CHIVEVE
Relatório
Em 21 de janeiro de 2014, neste posto o conselho acima citado, retomou as actividades de atendimento ao público, acompanhamento e cobrança aos beneficiários do fundo.
Neste período, foram distribuídos 150 formulários aos interessados, ou aos moradores dos 8 bairros que compõem o posto, em troca das declarações que eram portadores. Dos quais recebemos 97 em forma de projectos. Feito os trabalhos por equipe como é de habito foram visitados, analisados e protocolados 108 projectos e foram financiados .
Neste período 2014, este conselho funcionou com 11 membros, tendo realizado várias vezes as visitas de acompanhamentos e cobrança aos mutuários. Onde constatou-se que alguns beneficiários do fundo não estão a reembolsar devidamente; posto a este facto fez-se as cobranças juntos aos técnicos do gabinete do fundo três (3) vezes para melhor se inteirar.
Dos membros acima mencionados três (3) remeteram os seus projectos, anexo com cartas de renúncia, foram beneficiados, e já não fazem parte deste grupo:
- O senhor Armando Chipangure Mandomando. 8° Bairro Macurrungo;
- Ernesto Augusto Vilanculos, 2° Bairro Chipangara;
- Superior Samuel, 1° Bairro Macute.
Constrangimentos
No acto de visita aos projectos, o trabalho é por equipe e usa -se créditos e transportes para os lugares onde se localizam os tais projectos e nas residências dos interessados. Assim sendo, os membros tém suportados essas despesas para o bom funcionamento do grupo.
Constatamos que no acto de financiamento aos proponentes, o gabinete técnico tem beneficiado os projectos ilegais, isto é, sem registo e nem protocolo. Isto nos cria dificuldades no acompanhamento e cobrança dos mesmos.
Existente de projectos ou pessoas entrevistadas, suas contas abertas por ordem do gabinete técnica em