conseitos de empresarios e empresas
Em um mundo globalizado, em que a competitividade e a modernização fazem frente aos negócios a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características de um empresário são necessárias para que se possa iniciar uma empresa e direcioná-la ao sucesso. As condições para formar o perfil de um bom empresário são cruciais para que ele exerça sua função corretamente e com eficácia.
Inicialmente é necessário saber o que significa a palavra (Empresário), que nada mais é do que aquele que possui uma empresa e (Empresa), por sua vez significa um empreendimento, uma organização econômica destinada á produção ou venda de mercadoria ou serviços tendo com objetivo o lucro.
Analisando inicialmente o empresário é aquele que exerce a atividade econômica de empresa, responsável pele produção e circulação de bens, ou seja, o responsável pelo dinheiro aplicado, gasto e ganho, são pessoas que iniciam ou investem no negocio e com base na atividade econômica buscam lucrar com o serviço que exercem, de forma organizada e sabem como utilizar artifícios para ganhos para a empresa e pessoal.
As características básicas de um empresário são:
A capacidade jurídica, não ter impedimento legal, para o exercício da empresa, efetividade profissional da empresa, regime jurídico regulador da insolência e registro.
No entanto não são considerados empresários os que:
Exercem a profissão intelectual de natureza cientifica literária ou artística, ainda com concurso de auxiliares ou/e colaboradores.
Enfim é considerado empresário se for exercida profissionalmente a atividade econômica para a circulação ou produção de bens. Um empresário precisa estar ciente do papel assumido e estar de acordo com a legislação, um empresário simplesmente não pode praticar uma atividade do negócio exige-se qualificação profissional, que podendo ser citada, a capacidade jurídica, estar de acordo com a lei vigente, ausência de impedimentos legal