Consciência Fonologica
A consciência fonológica é a percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra. Diversas formas linguísticas que uma criança tem contato estando inserida numa cultura contribuem para a formação de sua consciência fonológica, dentre elas pode-se destacar as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais e a fala, propriamente dita. (NASCIMENTO, 2006)
Portanto seu desenvolvimento é progressivo, em geral na seguinte ordem:·.
1. Noção de palavra
Também denominada por consciência sintática requer a capacidade de segmentar a frase em palavras, bem como, de organizá-las numa frase, de forma a dar-lhe sentido.
2. Noção de Rima: É a capacidade de identificar semelhanças nos sons de finais das palavras (caminhão, balão). Use versinhos populares, músicas e fonemas com rimas para brincar com seu filho. Além da CF, isso permite o desenvolvimento da fala, a ampliação o vocabulário e ótimos momentos. Para as crianças que estão aprendendo a falar, é útil deixa-la completar o final dos versos.
3. . Aliteração: Capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema na posição inicial das palavras.
4. Consciência silábica: É a capacidade de segmentar palavra em sílabas, exigindo a execução de dois processos, a identificação e a discriminação de sílabas, sendo que o primeiro processo é facilitado quando da produção isolada das sílabas.·.
5. Consciência fonêmica: Capacidade para manipular e isolar as unidades sonoras que constituem a palavra.
Por que realizar atividades de Consciência Fonológica com as crianças?
Porque antes da compreensão do princípio alfabético, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são os mesmos sons da fala. As atividades têm como objetivo