Consciência corporal & ritmo
Pega-pega sobre linha, Amarelinha Tradicional, Morto-Vivo ou Vivo-Morto, Nós Quatro e Peteca, são todas as atividades que pesquisei sobre consciência corporal e ritmo. Cada uma das atividades contém o seu objetivo, faixa etária e o seu desenvolvimento! |
Pega-Pega sobre a linha.
Objetivo.
Desenvolver a coordenação motora ampla, a velocidade e a percepção de espaço. Estimular, por meio de atividade lúdica, o acervo motor e a capacidade de conhecimento das linhas de jogo de uma quadra. Identificando as linhas da quadra que deverão percorrer e também promovendo mais de um pegador.
Faixa etária.
Pode ser praticado por crianças a partir dos Nove (9) anos de idade, pois são as crianças que fazem parte do 4º ano do Ensino Fundamental I.
Desenvolvimento da atividade.
Identificam-se as linhas que os alunos deverão percorrer. Elegem-se os pegadores e orienta-se que poderão somente correr sobre a linha, tanto os pegadores como os fugitivos. Aquele que for pego ou será colado ou se tornará o novo pegador, com o antigo tornando-se fugitivo. Se a opção for ser colado, os colegas livres poderão descolar.
Amarelinha Tradicional.
Objetivo.
Ao final da sequência de atividades as crianças deverão ser capazes de:
Reconhecer a existência de regras nas brincadeiras vivenciadas obedecerem às regras com o auxílio de o professor explicar verbalmente para outra pessoa como se joga.
Reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira.
Realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se. Projetar e construir sequências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas.
Perceber os efeitos da atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas atividades em