Consciência ambiental
O objetivo desse trabalho é aprofundar os conheciemntos adquiridos com as disciplinas, com enfase nas questões ambientais, no conceito de Responsabilidade Socioambiental .
Destaca-se que todas as sociedades causam algum tipo de degradação ambiental, não importando sua condição socioeconômica, bem como o local onde se situam, ou seja, no meio urbano ou no meio rural a degradação existe de acordo com a forma e a intensidade das atividades realizadas.
As empresas vivem um grande paradigma, que é crescer sem causar impactos ao
Meio Ambiente, como usar bem e de forma eficiente os recursos, como incorporar a qualidade ambiental à qualidade total. Desta forma, não podem ignorar sua obrigações ambientais,a pressão dos consumidores, as imposições normativas, obrigam-nas a conceber produtos, sistemas de produção e distribuição que minimizem os impactos ambientais negativos, seja pela utilização de combustíveis fósseis ou pela degradação do solo.
Adotando-se assim projetos de sustentabilidade não só para demonstrar a sociedade que possui uma imagem organizacional “perfeita”, mas sim para construir um mundo melhor, matendo o equilíbrio e seguindo os caminhos da ética.
CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA
Responsabilidade Socioambiental,é a responsabilidade que se tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas, em outras palavras, diz respeito não à obrigação de um subordinado perante um superior, mas sim à obrigação de um indivíduo ou de uma organização perante a sociedade em geral. Segundo Garcia (2002) :
“a responsabilidade social é o objetivo social da empresa somado a sua atuação econômica, sendo inserida na sociedade não somente como agente econômico, e sim agente social, cumprindo deveres, buscando direitos em função do desenvolvimento da sociedade, enfim, sendo uma empresa cidadã que se preocupa com a qualidade de vida do homem na sua totalidade. “
Os problemas ambientais são conseqüência direta da intervenção