Consciente, inconsciente e senso comum
Pode-se perceber existência da consciencia quando depara-se com uma situação onde existem alternativas, sendo uma do que supostamente seria correto e outra em que lhe daria alguma satisfação, e o indivíduo opta pela primeira, sendo consciente do seus atos porque sabe que, mesmo não sendo o que lhe promoveria satisfação, seria o certo a se fazer.
A consciencia relaciona-se ainda com a autoconsciencia e o auto conhecimento, porque antes mesmo da reflexão já existe a consciência. Autoconsciencia estar ciente da própria consciencia. Já o autoconhecimento, é a reflexão sobre ela.
Inconsciente
São processos onde há ausência de Consciência. Segundo filósofos, o nosso psicológico é composto principalmente de insconscientes. Quando uma pessoa age inconscientemente, essa pessoa age baseada na emoção e no instinto, desconsiderando a consciencia e o que de fato seria racional ou correto.
Senso comum
Senso comum é aquele que se desenvolve a partir das próprias experiências do dia-a-dia, do social e da tradição, a partir da tentativa e do erro. Não tem nenhuma comprovação científica, basea-se no saber popular e nas relações espontâneas. Por exemplo, quando alguém cai e se sugere que essa pessoa coloque gelo, não se sabe necessariamente por que ele é eficaz em ematomas, mas pelo conhecimento adquirido ao longo da vida e nas outras experiências, sabemos que o gelo é extremamento util em um machucado.