Consciencia
Graduação Letras – Disciplina: Cultura Brasileira Prof. Dra. Laura Nogueira Oliveira 1º - Consciência de cor por Petrônio Domingues; O autor ao escrever o texto “Consciência de cor”, demonstra que as pessoas de cor antes descriminadas possuem tanta consciência quanto outras então o autor ao escrever este título para o texto demonstra que não precisa ser de uma só raça (cor) para possuir consciência.
Petrônio Domingues é doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Autor de Uma história não contada. Negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Ed. Senac, 2004. Possui bacharelado e licenciatura (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006, é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado em História, da mesma universidade. É coorganizador de duas coletâneas, autor de três livros, de dez capítulos de coletâneas e de dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas, no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia Brasileira, Teoria da História, Metodologia de Pesquisa Histórica, atuando principalmente com os seguintes temas: populações da diáspora africana, no Brasil e nas Américas, pós-abolição, estudos pós-coloniais, movimentos sociais, identidades, biografias, multiculturalismo e educação voltada para a diversidade étnico racial. Atualmente é Visiting Scholar na Rutgers - The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies.
A ideia trabalhada no texto “Consciência de cor”, em seu objetivo central é demonstrar como pós-abolição os negros criaram seu lugar na sociedade “branca” brasileira. O autor escreve em seu texto que no período pós-abolicionista os negros atingiram a sociedade ao criarem jornais liderados