Consci Ncia Critica
A consciência é, pois, fundamentalmente a capacidade humana, e estritamente humana, de prever e planejar previamente as próprias atividades, de refletir sobre elas no decorrer da ação, e de cotejar os resultados seja com os planos prévios, seja com princípios e ideais teóricos ou práticos. A consciência é a capacidade de planejar, refletir e criticar. Esta capacidade é normalmente captável pela constância em certo tipo de comportamento e pela relação natural de conhecimento.
O que significa “critica”?
O senso comum é a maneira habitual de pensar e agir ou reagir dentro de uma coletividade humana. Outros grupos ou outras coletividades podem muito bem pensar ou agir diversamente, e têm assim outro senso comum. Além disso, a constância e profundidade do senso comum podem ser tão importantes que o grupo se julga dividido e agredido quando alguém pensa ou age diversamente, e expulsa os dissidentes. Neste sentido o senso comum une fortemente um determinado grupo humano, e forma a base de sua unidade. Os planos, as reflexões e as críticas são feitos a partir dessa unidade constante do pensar e do agir.
Atualmente tem-se discutido muitíssimo sobre este fenômeno, sob o titulo de ideologia. A ideologia é inconscientemente herdada ou dos antepassados ou do ambiente vital. Por isto ela determina com bastante profundidade os comportamentos e a atitude profunda das pessoas que nasceram e se desenvolveram no seu seio. A atitude profunda de uma pessoa que sempre viveu em ambiente miserável e subumano é muito diferente do comportamento fundamental e constante de quem vive em um meio ambiente saudável. A educação da consciência depende, pois muito do ambiente em que o grupo vive e se desenvolve. Consequentemente, a modificação do que se chamam as estruturas do grupo é de capital importância.
Uma pessoa que deixa o ambiente originário e passa a outro, tem que modificar a sua maneira de pensar e de agir, ou seja, a sua ideologia. Ela tem que passar a pensar e