conjutura economica
LUANA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
SALVADOR
2015
Questão proposta
As atuais formas de produção capitalista estão chamando atenção para as diversas agressões sofridas pelo meio ambiente. Diversas rodadas de negociação são travadas na busca de uma solução que compatibilize o crescimento econômico com o respeito ao meio ambiente. Mas será que há realmente uma solução frente ao padrão de acumulação capitalista ora apresentado?
A crise referente à escassez de água no Brasil, segundo alguns especialistas, pode estar diretamente conectada aos aspectos econômicos de apropriação indevida de diversos recursos naturais.
Qual a opinião da equipe sobre este tema? Pode haver solução para essa problemática no atual contexto de sistema capitalista, coexistindo crescimento econômico com preservação ambiental? Ou algum outro sistema econômico que não priorize a acumulação de riquezas deveria ser colocado como solução?
É necessário fazer um paralelo entre crescimento e desenvolvimento. A diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça social, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. Acredito que isso tudo seja possível, e é exatamente o que propõem os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável (DS), que pode ser definido como: equilíbrio entre tecnologia e ambiente, revelando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social. Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas. A