conjuntura resumo
Conceito de Economia: A palavra economia significa aquele que admistra uma casa, ou seja a administração da “coisa Pública” ou o conjunto de decisões normativas utilizadas para administrar recursos. A Economia é uma ciência social que estuda a maneira pela qual os homens devem empregar recursos escassos, a fim de produzir diferentes bens de serviços a atender às necessidades de consumo. Economia: “Ciências que estudam a atividade produtiva. Focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente dos recursos materiais escassos para a produção de bens.” Essa ciência estuda as variações dos fatores de produção (terra, capital e trabalho), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços das mercadorias. Esses estudo pode ter por objetivo a unidade de produção (empresa), a unidade de consumo (família) (microeconomia), ou entao a atividade econômica de toda a sociedade (macroenconomia).
A Questão da Escassez: Um dos princícios fundamentais da economia é a chamada “lei da escassez” segundo a qual as necessidades humanas são ilimitadas enquanto os recursos necessarios para a produção dos bens capazes de fazes essas necessidades são escassos (limitados). As necessidade humanas são ilimitadas pois: Se renovam no dia a dia e porque tendem a seguir uma escala de sofisticação (a cada dia uma novidade surge no mercado). O conceito de bem é aquilo capaz de atender uma necessidade humana. Podem ser materiais ou imateriais (serviços). A produção dos bens exige o uso de um conjunto de recursos. Os chamados fatores de produção:
Terra: diversos recursos naturais (minerio, florestas, recursos hídricos etc.)
Trabalho: Representado pela força do trabalho humano. Físico ou intelectual.
Capital: Máquinas, equipamentos, instrumentos, enfim, bens que foram produzidos e que continuam a ser ultilizados durante algum tempo para a produção de outros bens. Não é possível produzir todos os bens que a sociedade necessita, mas é