Conjuntura Politica Nacional
A conjuntura política nacional
A atual conjuntura política do Brasil é composta por diversos fatores. A primeira presidente mulher do país em seu segundo mandato, vem do Partido dos Trabalhadores (PT), de esquerda. Apesar de ocupar tal cargo, a mesma depende do Congresso Nacional, já que este aprova (ou não) as leis. O sistema político então funciona assim: o presidente precisa governar de acordo com o partido de maior ocupação, oferecer cargos, entre outras regalias; em troca, tal partido pode aprovar ou simplesmente "engavetar" certas decisões do presidente. O caso polêmico mais recente acerca desse assunto foi a declaração de Cid Gomes, ex Ministro da Educação. Sua decisão de deixar o cargo é resultado direto da chantagem feita pelo PMDB ao governo federal. “A base aliada do governo tem que votar com o governo. Ou larguem o osso. Saiam do governo”, disse.
Outro fator é um dos principais assuntos quando se fala em política: corrupção. Antes mesmo da República, isso já assombrava os diversos setores da sociedade e conforme a presidente Dilma Rousseff afirmou, a corrupção no Brasil é uma "senhora idosa". A insatisfação, levou inúmeras pessoas, desde os que defendem a volta do regime militar, até os ressentidos (ainda) com as eleições, às ruas neste mês. Para alívio de muitos brasileiros, o governo está combatendo a corrupção e a impunidade. A presidente lançou neste mês o "pacote anticorrupção", que visa punir políticos corruptos mais rápido, agilizar processos que dizem respeito a desvios de recursos públicos e punir servidores públicos que enriquecem de forma ilícita.
Outra solução é reforma política, e este é o primeiro passo para que haja maior participação popular nas decisões políticas e melhoria no atual sistema político do Brasil. Nela, os eleitores decidiriam o que o Congresso Nacional deveria legislar com o advento da Assembléia Constituinte; financiamento apenas público durante as campanhas eleitorais; corte de mordomia de