Conjuntos Reais Modulo
1
PROGRAD – DCET
CAMPUS I – SALVADOR
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
CONJUNTOS, NÚMEROS REAIS E RELAÇÕES
Georg Cantor (1845–1918)
NOTAS DE AULAS
Eron
Salvador, fevereiro de 2011.
PARTE II – CONJUNTOS
2
APRESENTAÇÃO
Estas notas complementam os conteúdos da disciplina “Lógica”.
PARTE II – CONJUNTOS
PARTE III – CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS
PARTE IV – RELAÇÕES E DEFINIÇÃO DE FUNÇÃO
Desde já, assumo total responsabilidade por todos os erros que possa conter este material, ainda incompleto, e agradeço a quem indicar as correções, críticas e sugerir melhorias.
No final, há uma lista com a bibliografia utilizada para confeccionar este material, você deve procurar obter pelo menos uma delas que verse sobre o conteúdo pretendido. Observo também que este material não substitui a consulta, leitura e estudo de textos e livros citados na bibliografia, deve servir como um material de auxílio, principalmente no momento em que se realizam a aulas.
Salvador, fevereiro de 2011.
Eron
eronsouza@gmail.com
PARTE II – CONJUNTOS
Figura da capa – Georg Cantor
Georg Ferdinand Ludwig Philip Cantor nasceu na cidade de São Petersburgo em 3 de março de
1845 e faleceu no hospital de doenças mentais de Halle em 1918. Passou a maior parte de sua vida na Alemanha. Seus pais eram cristãos de ascendência judia, e Georg logo se interessou pelos conceitos de continuidade e infinito da Teologia medieval.
Estudou em Zurich, Göttingen e Berlim, concentrando-se em Filosofia, Física e Matemática, possuindo grande imaginação, em 1867 obteve o grau de doutor em Berlim, com uma tese sobre
Teoria dos Números.
Muito atraído pela Análise, sua preocupação estava voltada para a idéia do “infinito”, que até
1872 foi muito discutida tanto em Teologia como em Matemática, mas sem se chegar a uma conclusão precisa. Em 1874, Cantor publicou no Journal de Crelle o mais revolucionário artigo que até mesmo seus editores hesitaram em aceitar. Havia reconhecido