Conjunto C
Com a evolução da humanidade, foi necessário cada vez mais o estudo da matemática, criando assim novos conjuntos numéricos, já que o conjunto dos números naturais não atendia a todas as necessidades da humanidade.
Assim nasceram os conjuntos dos numéricos, e tendo o conjunto C, ou conjunto de números complexos, o maior conjunto numérico existente.
Conjunto dos números complexos Os números naturais sendo os primeiro a existir, foram criados com a necessidade do homem de relacionar objetos a quantidades, os elementos que pertencem a esse conjunto são: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, ...}
O conjunto dos números naturais surgiu simplesmente com o propósito da contagem, no comércio sua utilização esbarrava nas situações em que era preciso expressar prejuízos. Os matemáticos da época, no intuito de resolver tal situação, criaram o conjunto dos números inteiros, simbolizado pela letra Z.
Z = {... , -4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4, ... }
Operações comerciais representando lucros ou prejuízos podiam ser calculadas, por exemplo:
20 – 25 = – 5 (prejuízo)
–10 + 30 = 20 (lucro)
–100 + 70 = – 30 (prejuízo)
Com a evolução dos cálculos, o conjunto dos números inteiros não estava satisfazendo algumas operações, assim foi estipulado um novo conjunto numérico: o conjunto dos números racionais. Esse conjunto consiste na união entre o conjunto dos números naturais com os números inteiros mais os numerais que podem ser escritos na forma de fração ou números decimais.
Q = { ... , -5; ...; - 4,7; ... ; - 2; ... ; -1;...; 0; ...; 2,65; ...; 4; ... }
Alguns números decimais não podem ser escritos na forma de fração, dessa forma não pertencem ao conjunto dos racionais, eles formam o conjunto dos números irracionais. Este conjunto possui números importantes para a