Conjun es Coordenativas
LÍNGUA PORTUGUESA
Conjunções Coordenadas
MANAUS
2015
LÍNGUA PORTUGUESA
CONJUNÇÕES COORDENADAS
Amanda Alves de Melo
Eduardo Pimenta Cruz
Felipe Costa Torres
Ieda Lima Licata
Lucas de Sousa Barbosa
Millena Amaral
Trabalho de Língua Portuguesa abordando o tema conjunções coordenadas para nota de 3ºBimestre, na instituição de ensino ETI Maria Arminda G. de Andrade, sendo apresentado ao professor Josinaldo Oliveira.
8ºano 1
Conjunções Coordenativas
A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: 1ºOração 2ºOração A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz. Período composto
As duas orações estão ligadas pela conjunção e não têm relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independe da segunda (As estrelas inundaram o céu de luz) para tê-lo; e assim também é a segunda em relação à primeira.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.
A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo:
Ele venderá brinquedos ou revistas.
Observe que a conjunção ou está ligando duas palavras: brinquedos e revistas, as quais exercem o mesmo papel de objeto direto na oração.
Podemos classificar as conjunções coordenativas em:
• aditivas - exprimem ideia de adição, soma: e, não só, mas também, nem (= e não) etc.;
Exemplos: Fui à escola e joguei