conjun es actual
A palavra “conjunção” provém de “conjunto”. Vejamos a definição do último termo no dicionário: Conjunto: adj. 1. Junto simultaneamente. sm. 2 Reunião das partes dum todo.
Já o sufixo -ção tem significado de “resultado de uma acção”. Logo, se associarmos as duas definições, temos que: conjunção é a ação de juntar simultaneamente as partes de um todo.
Com essa primeira definição, vejamos essa frase composta por três verbos, ou seja, por três orações:
Os dias passam, as prestações chegam, a vida continua.
Vamos acrescentar na frase acima as palavras e e mas:
Os dias passam e as prestações chegam, mas a vida continua.
Notamos o seguinte: retiramos a vírgula e substituímos por palavras, e ao fazê-lo ligamos uma oração à outra, criamos um vínculo, uma união. A palavra e está ligando as orações 1 e 2 e a palavra mas está ligando as orações 2 e 3. Portanto, as palavras e e mas que unem as frases são exemplos de conjunção.
As conjunções são palavras invariáveis que servem para articular/ligar frases ou elementos semelhantes da mesma frase.
Há dois tipos de conjunções: coordenativas e subordinativas.
Conjunções coordenativas – ligam dois elementos semelhantes da mesma frase ou duas frases da mesma natureza, independentes gramaticalmente mas entre as quais existe uma relação. Ex. : - Alguns rapazes e algumas raparigas foram ao cinema. - Hoje foram ao cinema, mas amanhã vão ao teatro.
Conjunções subordinativas – ligam duas frases, uma das quais está subordinada, ou seja, depende de outra. As conjunções subordinativas introduzem as frases subordinadas. Ex. : Quando saíram, foram ao cinema.
CLASSIFICAÇÃO DA CONJUNÇÃO
De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas esubordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso,