Conhecimentos tecnicos helicoptero
AULA 1
INSTRUTOR SAMPAIO
Motores a Pistão
• O motor a pistão é usado praticamente em todos os aviões de pequeno porte • Princípio de Funcionamento:- O motor a pistão aproveita a energia da queima do combustível no interior de um cilindro, onde os gases da combustão impulsionam um pistão. O movimento do pistão é transformado em movimento de rotação através de uma biela acoplada a um eixo de manivelas. O motor funciona através da sucessão de impulsos sobre o pistão.
Funcionamento do Motor a Pistão
Motores a Pistão
• Os motores a pistão podem ser classificados em dois grandes grupos: a) Motores a Quatro Tempos b) Motores a Dois Tempos • Ponto Mortos e Cursos:- Durante seu movimento do pistão no interior do cilindro o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Alto e o Ponto Morto Baixo. A distância entre os dois pontos mortos chama-se Curso
PMA PMB
Funcionamento do Motor à Quatro Tempos
• O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela seqüência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases 1º Tempo ( Admissão ) - neste tempo, o movimento do pistão corresponde do PMA para o PMB, com a válvula de admissão aberta. Nesse tempo ocorre a primeira fase, que chama-se também admissão, porque o pistão aspira a mistura ( ar + gasolina ) para dentro do cilindro. * O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas.
Funcionamento do Motor à Quatro Tempos
• 2º Tempo ( Compressão ) – Neste tempo corresponde ao movimento do pistão do PMB para o PMA com as duas válvulas fechadas. Neste tempo ocorre também a segunda fase compressão.
Funcionamento do Motor à Quatro Tempos
• 3º Tempo ( Tempo Motor ) – Neste tempo ocorre a descida do pistão do PMA para o PMB, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem. Neste tempo ocorrem:
– 3ª Fase – Ignição – 4ª Fase – Combustão – 5ª Fase