Conhecimentos gerais
O xadrez é uma atividade conceituada pela combinação de aspectos esportivos, culturais, artísticos e cognitivos e sua inserção na área educacional é reconhecida internacionalmente, já que sua pratica sistemática pelos estudantes contribui positivamente para o desenvolvimento de habilidades como memorização, raciocínio lógico dedutivo, avaliação estética, resolução de problemas, imaginação espacial e a criatividade.
É uma atividade extremamente atrativa para os alunos, que descobre rapidamente as suas belezas que podem ser compartilhadas com seus colegas, através de partidas, resolução de problemas e composições estéticas alem de da interação com novas tecnologias. Sua implantação nas escolas é rápida e os custos razoáveis, permitindo que seu ensino ocorra em regiões sem maiores recursos ou alternativas.
O xadrez estimula o raciocínio lógico; melhora a concentração; desenvolve a tomada de decisões; estimula a memória; trabalha a paciência; aumenta a autoconfiança; estimula ao planejamento, a responsabilidade, o respeito mutuo, etc...
O jogo de xadrez é uma excelente prática complementar, pois interage com diversas disciplinas escolares como a matemática, a história e até idiomas. Estudá-lo estimula também a imaginação, o planejamento e trabalha valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência.
Para aprender xadrez não tem idade, apesar de complexo, aprende-se rápido e depois é só praticar.
Na cidade de Vilhena eu trabalhava com alunos da 1ª serie do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio e as crianças do 1º ano eram as mais atentas, pois trabalhava de forma lúdica e eles adoravam, eram duas aulas por semana e essa