CONHECIMENTO
1
O conceito de conhecimento
O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos e outros tipos de aprendizagem.
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. 2
• Conhecimento é uma actividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa ou seja, aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.
Quando falamos do conhecimento é importante olhar não só para o conhecimento cientifico mas também para outros tipos de conhecimentos que são fundamentais para a a nossa aprendizagem.
3
Por exemplo, desde a antiguidade um camponês, mesmo desprovido de outros conhecimentos, sabe o momento certo da sementeira, época da colheita, necessidade de uso de adubos, as providencias a tomar para o combate das pragas. Como podemos notar embora este não seja um tipo de conhecimento cientifico, é um conhecimento popular ou vulgar, adquirido pela transmissão dos ensinamentos ao longo das gerações. 4
TIPOS DE CONHECIMENTO
1) Conhecimento popular, comum ou vulgar - é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer ou aprender, não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.
Este
conhecimento se adquire no trato ou contacto directo com as coisas e os seres humanos.
BABINI(1957:21) define o conhecimento popular como sendo “ o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o estudado e sem aplicação de um método e sem haver reflectido sobre algo.
5
Assim o conhecimento popular não se difere do cientifico nem pela sua veracidade e nem pela natureza do objecto conhecido mas sim pela forma ou método e instrumentos do conhecer 6
Características do Conhecimento
Popular
Superficial - conforma-se com a aparência, com