CONHECIMENTO
RESUMO
As mudanças e transformações no mundo organizacional geram uma preocupação em como obter o conhecimento, processa-lo, dissimila-lo e inseri-lo no ambiente coorporativo integrando o sistema das organizações. Disseminar o conhecimento e uma competência muito importante para um profissional, pois o conhecimento compartilhado traz diversos benefícios, pois permite as organizações, basear-se em experiências passadas para resolução de problemas atuais, desenvolvendo novas ideias e não voltar a cometer erros do passado. Confiança e afeição são fatores muito importantes para o compartilhamento do conhecimento. A literatura sobre gestão do conhecimento propõe que o conhecimento e formado pela combinação de duas dimensões: a tácita e a explicita.
1. INTRODUÇÃO
No meio em que vivemos, a todo instante recebemos informações que se transformam em conhecimen-to. O processo de compartilhamento destas informações exige o envolvimento de no mínimo dois agentes, quem possui o conhecimento e quem recebera o conhecimento. Segundo Hendricks,1999, o dono do conhecimento pode iniciar o processo de compartilhamento destas informações, através de um ato que poderá ser consciente ou não e o receptor, internalizara a informação recebida.
Segundo os autores Nonaka e Takeuchi, em seu livro “Criação de Conhecimento na Empresa” (Cam-pus,1997-RJ), o conhecimento e classificado em dois tipos – o conhecimento tácito ou inconsciente e o conhecimento explícito, conforme vamos nos aprofundar abaixo.
2. CONHECIMENTO TACITO
Ao longo da nossa vida, recebemos diversos tipos de informações através de experiências vividas que transformamos em conhecimentos. Este tipo de informação que fica na cabeça do individuo, chamamos de conhecimento tácito. Este tipo de conhecimento e difícil formalizar ou explicar. Como aprendemos andar, falar, escrever enxergar?
Já passamos por diversas situações de executar determinada tarefa, mas não conseguirmos formalizar sua