Conhecimento
Introdução ao Conhecimento
Conhecimento é o acumulo de informação armazenada por intermédio da experiência ou da aprendizagem. O Conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, entendimento e por fim, a razão. Pode ser conceituado como a relação entre o sujeito e o objeto. Inclui conceitos, descrições, hipóteses e princípios, desde que sejam verdadeiros e úteis e pode ser aprendido como um processo, um acumulo de teorias, já que para alcançar o conhecimento é necessário seguir um método.
Sempre que o conhecimento se pode transmitir de um sujeito para outro através de uma comunicação formal, fala-se de conhecimento explícito. Se o conhecimento for difícil de comunicar e se relacionar com experiências pessoais, fala-se então de conhecimento implícito.
Conhecimento Popular
Também conhecido como senso comum, é o modo comum e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos. As informações são conhecidas por tradição, experiências e é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções. O conhecimento é adquirido diariamente, sem pesquisa metodológica e sem haver refletido sobre algo.
Uma das características do conhecimento popular é a sensibilidade, pois esse tipo de conhecimento faz referência a vivências, estados de ânimo e emoções de vida diária. Outra característica é a subjetividade, pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências, tanto os que adquirem por vivência própria quanto os que absorvem experiências alheias. Ele também costuma ser falível e inexato, pois se conforma com o “ouvi dizer”, não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de determinados fenômenos. É verificável, visto que os fatos adquiridos são vivenciados no dia a dia, sendo assim, pode-se perceber quando ou como ocorrem. Assim, esse tipo de conhecimento consegue atingir uma condição de forma muito limitada, já que sua aspiração à racionalidade e objetividade é mínima.