Conhecimento
INTRODUÇÃO
O objetivo da realização desta atividade é propor uma análise sobre o filme “Na Roda da Fortuna” por meio de conceitos aprendidos no ambiente acadêmico anteriormente, como: clima organizacional, cultura organizacional, relação de poder, liderança, gestão no meio organizacional, entre tantos outros, que certamente são fundamentais para a formação integral do profissional nesta área e outras na qual este conhecimento se faz presente. Estes conhecimentos forneceram subsídios necessários para a realização desta proposta complementar. Portanto, os conhecimentos teóricos da Psicologia Organizacional foram extremamente relevantes para confrontarmos a teoria x prática, mesmo que ainda neste momento tenha acontecido através de uma obra de ficção.
Filme Na Roda da Fortuna
The Hudsucker Proxy (A roda da Fortuna) (1994). Diretores: Coen Brothers. Atores: Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh, Paul Newman entre outros.
O filme Na Roda da Fortuna é passado na cidade de Nova Iorque e estreou no ano de 1958, no último andar do prédio da megacorporação Hudsucker. Na margem da janela do edifício, está o executivo Norville Barnes, que se prepara para cometer suicídio. No entanto a cena é cortada e o filme retorna um ano para explicar a trajetória de Norville Barnes e esclarecer os motivos que o levaram a cometer o ato. Esta cena apresenta, o atual presidente e dono da organização Hudsucker se mata ao pular do próprio prédio da empresa em presença de todos os seus acionistas, sendo que entre esses acionistas está Sidney Mussburger, na qual propõe contratar um incapacitado para ser presidente da organização, no intuito estratégico de fazer com que as ações caiam e assim eles possam adquiri-las por um valor menor. Aa sena a seguir, começa com a história de Norville Barnes é um idealista recém-formado em administração que chega a Nova York a procura de emprego que não tem experiências até