Conhecimento e Ciência e suas Indagações
Ciências Contábeis
1° período Matutino
Metodologia Cientifica
Instrutor: José Normando Meira
Conhecimento e Ciência
Aluna: Karine Alves
Montes Claros – MG
Setembro de 2013
Conhecimento e Ciência e Suas Indagações
Conhecimento e ciência sempre andaram juntos. Na verdade, ciência, etimologicamente falando, significa conhecimento, porém não podemos considerar qualquer tipo de conhecimento como parte da ciência. Observando o conceito que, Ruiz (1980, p.124) nos propõe, podemos ver tal relação: “A palavra ciência pode ser assumida em duas acepções: em sentido amplo, ciência significa simplesmente conhecimento, como expressão tomar ciência disto ou daquilo: em sentido restrito, ciência não significa um conhecimento qualquer, e sim conhecimento que não só aprende ou registra fatos, mas os demonstra pelas suas causas determinadas ou constitutivas”.
Temos quatro tipos distintos de conhecimento: o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico, o conhecimento vulgar e o conhecimento científico propriamente dito. Para distinguirmos tais conhecimentos é necessária uma análise detalhada. Com intuito de melhor esclarecer essas diferenças vejamos os conceitos e exemplos de cada tipo de conhecimento citado acima.
O conhecimento filosófico, como o próprio nome já indica, tem como bases ideais filosóficos que são adotados por cada indivíduo. Para Jaspers (1971, p.38), “a essência da Filosofia está na procura do saber e não em sua posse. Ela atrai a si mesma e degenera em quando é posta formulas previamente estabelecidas.” É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo”.
O objeto de análise da filosofia são ideias, relações conceptuais,