Conhecimento tácito
Publicado em abril 18, 2011
O conhecimento tácito é é altamente pessoal, difícil de formalizar e, portanto, torna difícil a sua transmissão e compartilhamento. São as conclusões, “insights” ( solução repentina diante um problema que vem a tona através do seu inconsciente ) e palpites subjetivos. Esse tipo de conhecimento está profundamente enraizado nas ações e experiências de um indivíduo, bem como suas emoções, valores e idéias.
O conhecimento explícito é facilmente disseminado fornecendo informações rápidas e confiáveis e conectando pessoas para sua utilização. Pode ser expresso através de palavras e números e facilmente compartilhado .
O conhecimento explícito sempre teve maior relevância. Por isso, o grande desafio para as empresas é saber transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito. Assim, temos que deixar de lado a idéia de que o conhecimento pode ser repassado por meio de listas ou fórmulas, mas que devemos usar nossos insights que, muito bem observados, podem ser muito importantes para a orientação de decisões.
Agora, saber diferenciar conhecimento tácito e explícito?
Qual era o segredo do jeito mágico da vovó para fazer bolos perfeitos ??
E se fosse possível pegar o conhecimento tácito (não descrito) dela e tornar explícito (descrevê-lo em alguma linguagem) ?
Será que daria para qualquer um aprender o "jeito mágico" da vovó com bolos?
Certamente a forma como ela fazia bolos não era mágica. Ela apenas não sabia (ou queria)descrever as regras com palavras (dar instruções verbais de como fazer). Ou seja, o conhecimento tácito não é essencialmente tácito: em tese ele pode ser explicitado, bastando para isso a competência analítica e verbal de um agente.
OBS: A maioria das coisas que fazemos sem nos dar conta, como dirigir um carro (ou amar alguém!!!) são conhecimentos tácitos. É comum dizer que são "inconscientes", e são, no sentido de que fazemos sem