Conhecimento tradicional
CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO – OEC
IARA RAYANA LEAL DE SOUSA
CONHECIMENTO TRADICIONAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
SANTARÉM - PA
2013
IARA RAYANA LEAL DE SOUSA
CONHECIMENTO TRADICIONAL: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Resenha apresentada à disciplina de Origem e Evolução do Conhecimento – OEC, ministrada pelo Professor Doutor Raimundo Valdomiro de Souza, como requisito parcial de avaliação.
SANTARÉM – PA
2013
BRAGA, Tony Marcos Porto. Conhecimento tradicional: conceitos e definições. In: SOUZA, Maria de Fátima de; MORAIS, Andrei Santos de, (orgs). Origem e Evolução do Conhecimento – OEC / Maria de Fátima de Matos de Souza e Andrei Santos de Morais. – São Paulo: Acquerello, 2012. 238 p. (Coleção Diálogos Interdisciplinares; 1)
O autor é Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e professor do ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas) da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará).
O texto de Tony Marcos enfoca principalmente, que há um preconceito entre pessoas de culturas diferentes, tal preconceito hierarquiza as sociedades, o que não pode acontecer, pois cada cultura tem seu conhecimento tradicional válido e rico. Essa pratica é colocada no texto como etnocentrismo, tal prática ocorre desde a antiguidade. Outro ponto é a valorização dos saberes tradicionais e a etnociência. O etnocentrismo impede com que as pessoas conheçam novas culturas, outras formas de vida de diversas populações. A Amazônia é um exemplo de região que sofre com etnocentrismo, visto que pessoas de outras localidades do mundo, com ideias de exploração chegam ao novo território como cultura dominante e executa seu trabalho explorador, sem preocupação com os povos nativos, tidos como dominados, que já habitavam a região e desempenhavam