Conhecimento na sociedade
Este conhecimento pode, também, ser adquirido através do meio virtual. Sendo esse de fácil acesso, rápido e possui todas as informações, o que trás interesse do ser humano para desfrutar do mesmo. Entretanto, mesmo com todo esse benefício, os jovens de hoje não utilizam a internet tanto para aprender, e sim mais para o lazer, por exemplo, as redes sociais.
De imediato todos pensam no conhecimento como forma de aumentar o salario ou ter uma profissão, mas como Otto Maduro diz em um de seus livros, a motivação que as pessoas têm para buscar o conhecimento esta em querer entender como funciona a realidade para melhorá-la, seja de forma individual ou coletiva. Sendo assim toda forma de conhecimento gera uma preocupação ética. Otto também fala que o conhecimento foi uma forma criada para que houvesse uma melhor adaptação dos seres ao ambiente.
O sujeito do conhecimento é aquele que possui o conhecimento sobre certa realidade e tem então que passa-lo para as pessoas mais ignorantes, mas como a única coisa que não podem tirar das pessoas é a educação que cada um recebeu, essas informações que devem ser passadas são, muitas vezes, manipuladas por quem as domina, dando assim certo poder a esta pessoa. É nesta hora que a questão ética é importante, pois dependendo da forma em que se é passada essa informação, além do poder sobre a realidade, cria-se poder sobre as pessoas.
Toda forma de conhecimento tem como alicerce um princípio ético. Isso significa que, independente do ramo do conhecimento no qual estamos no dirigindo, existe uma preocupação, tanto na manutenção do bem-estar das relações humanas, quanto do meio ambiente. É importante ressaltar que uma pessoa, mesmo tendo como foco a