CONHECIMENTO DOS IDOSOS SOBRE SEUS DIREITOS GARANTIDOS NO ESTATUTO DO IDOSO- estudo comparativo entre idosos institucionalizados e não institucionalizados
Adriana Luiz Sartoreto Mafra
Janaina dos Reis Guimaraes
Programa de Iniciação Científica – PIBIC – das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul
Pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica – PIBIC – das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul, mediante bolsa de Iniciação Científica, sob orientação da Prof.ª Mestre Janaína Guimarães dos Reis, docente do Curso de Direito da Instituição. A bolsista é aluna do Curso de Direito, cursando 4º semestre.
RESUMO
Envelhecer é um processo natural, a qual o ser humano está sujeito, é uma fase do ciclo vital que se caracteriza por mudanças físicas, psicológicas e sociais que ocorrem com cada indivíduo com sobrevida prolongada. O objetivo da pesquisa foi contribuir para o conhecimento dos idosos quanto aos seus direitos garantidos no Estatuto do Idoso, analisando o processo do envelhecimento, identificando a participação do idoso na sociedade e conceituando a Política Nacional do Idoso, o Estatuto do Idoso e a Constituição Federal, caracterizando os idosos institucionalizados e não institucionalizados deste município, caracterizado também,a Política Municipal de atendimento ao idoso. Foi um estudo exploratório, realizado a partir de levantamento de dados com abordagem dos sujeitos através de questionário composto por perguntas abertas e fechadas sobre a realidade. Foram investigados 26 idosos, 13 institucionalizados e 13 não institucionalizados, todos residentes em Santa Fé do Sul. A pesquisa revelou que a maioria é homem, baixo grau de escolaridade, casados ou aposentados, a maioria recebe atendimento da rede pública de saúde. A análise dos dados evidenciou que os idosos não conhecem seus direitos e muito menos o Estatuto do Idoso, comprometendo as diretrizes do estatuto e os direitos do idoso.