Conhecimento cotidiano e cientifico
O que é conhecimento cotidiano e científico
• Conhecimento cotidiano: é o do dia a dia, que se adquire convívio com a sociedade.
• Conhecimento científico: cuida não só dos efeitos, mas com as causas que o causaram, ou seja, a opinião que era entendida como uma norma de teoria, não existe ou que esteja pronto.
As probabilidades e dificuldades de incluir essas informações e conhecimento cotidiano são permissivas com as contradições, pois ele avalia como certas distintas as fontes de informações, o que geralmente conduz a situações conflitantes, ou seja, busca muito mais interações entre as partes contrárias, buscando compatibilizá-las.
O conhecimento científico não convive pacificamente com as absurdos, sempre que aparece esclarecimentos desiguais para o mesmo fato ele extingue as elucidações ficando apenas um fato, ou seja, esse conhecimento causa choque de conceitos.
A criança ao desenvolver conclusão involuntariamente daquilo que a professora disse, e ela tem um significado pessoal e razões específicas que as justificam, essas ideias tem uma lógica, sendo normalmente expressas por argumentos conceituais que se utilizam de categorias diferentes daquela que reconhecemos por isso ela é entendida como lógica alternativa e não um simples erro.
A pesquisa mostra concepções que foram chamadas automáticas, ou alternativas. Quando a criança afirma que “a água tem vida” ela na se refere a uma definição aprendida na escola e sim a categoria, “coisas com vida”, ou “coisas com movimento”.
Os estudos revelam-se de diferentes tipos de fatos, o prático desses estudos é antecipar reações, resultados e entender o ponto de vista dos estudantes dentro de sua perspectiva e não da ciência ou do professor.
Reconhecer que existe uma acentuada diferença na socialização dos conhecimentos. O conhecimento cotidiano é socializado precocemente na vida de todas as pessoas, enquanto o conhecimento científico é socializado tardiamente, bem mais