Conhecimento comum vs conhecimento cientifico
O conhecimento do senso comum, também chamado de vulgar ou empírico, é a compreensão do mundo de uma maneira simples, que se acumula no decorrer do tempo, passando por várias gerações e perpetuando tradições, crenças e hábitos.
É um conhecimento fundamentalmente “ingênuo”, pois não passa por avaliação crítica pelas pessoas e é aceito pelo simples fato de ser difundido pela população em geral.
É um saber considerado informal, visto que é adquirido pelos homens de forma natural, através dos contatos que estabelecem desde a infância.
Já o conhecimento cientifico, também chamado de conhecimento racional ou objetivo, é adquirido através de estudos, análises e observações. É o conhecimento produzido pelas investigações científicas, onde são utilizados métodos e procedimentos que buscam explicar de forma exata aquilo que se está observando.
Através do conhecimento científico busca-se a constatação e a apuração dos fatos por meio de uma investigação sistemática. Podemos afirmar que a importância destes dois conhecimentos está relacionada diretamente ao fato de que será através das informações recebidas, que o homem poderá se relacionar com os seus semelhantes e compreenderá os fenômenos do seu cotidiano, podendo assim, buscar soluções para os problemas vivenciados. Existem situações em que os conhecimentos considerados de senso comum possuem grande importância para direcionar o comportamento do homem na sociedade em que vive e que foram repassados por seus antepassados como por exemplo, a importância de respeitar o costume de fazer as refeições à mesa, comer utilizando talheres e até mesmo como calcular a distância entre o carro para atravessar a rua com segurança. E serão estes conhecimentos que irão orientar o homem no seu dia-a-dia, possibilitando que respeite as regras esperadas para o convívio em sociedade.
Entretanto, em seu cotidiano o homem