Conhecimento científico e conhecimento empírico
Para desenvolver o Conhecimento Científico é fundamental compreender seus métodos, normas e técnicas. Desde quando o ser humano nasce, começa o processo de conhecer, é uma questão de sobrevivência e adaptação ao mundo que em que vive. “O conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido”. (CERVO; BERVIAN, 2002, P.7).
É através do conhecimento que o homem penetra nas diversas áreas da realidade, por isto é que existem quatro tipos diferentes de conhecimento: O empiríco, o científico, o teológico e o filosófico. Abaixo será definido o empírico e o científico. O empírico é aquele que provêm do povo, resulta da observação e experiência cotidiana. Exemplo: O homem magro é mais saudável. O científico vai além do conhecimento popular, envolve as relações de causa e efeito acerca dos fenômenos, assim verifica-se que é um conhecimento objetivo, racional, sistemático e verificável. Exemplo: O estado de saúde de uma pessoa depende de uma série de fatores e da combinação entre esses mesmos fatores, assim de ante mão não se pode afirmar que um homem magro é mais saudável.
O conhecimento empírico busca solucionar problemas de ordem prática e o científico busca explicar o fenômeno. A ciência se concretiza através da pesquisa científica, a pesquisa se utiliza do método científico para produzir o conhecimento científico, ou seja, a própria ciência. Pode-se afirmar que o conhecimento científico apresenta as seguintes características: “É fruto do questionamento de uma área”, “É fruto de procedimentos passíveis de produção por outra pessoa”, “Expõe-se à interlocução da comunidade de pesquisadores da área de saber em questão”, (MOROZ; GIANFALDONI, 2006).
É através da pesquisa científica que se produz conhecimento científico e que se faz ciência, assim, é necessário que se saiba o que é pesquisa científica, e qual a importância da escolha do método científico. Pesquisa científica: