Conhecimento cientifico
Senso Comum X Conhecimento Científico
São várias as maneiras como o homem produz seu conhecimento , como ser pensante e dinâmico, capaz de produzir tantas outras coisas com diversidade, não seria diferente como conhecimento. E embora haja diversidade, não significa que todas estas formas atenderão a todos os questionamentos da humanidade, mas atenderão o suficiente para que o homem possa continuar vivendo, mas a qualidade desta vida dependerá da forma com que o saber é produzido.
O conhecimento é o resultado do processo de aprendizagem e informação pelo qual as sociedades e indivíduos passam no decorrer de sua existência. A forma como este processo se dá caracterizará o conhecimento produzido como senso comum ou como científico . Eles diferem na sua forma de ser obtido e na maneira como explicam os fenômenos .
Resultado das experiências vividas, o senso comum é um estágio na produção do conhecimento pelo qual todos passamos, contudo alguns avançam e tornam-se críticos com relação aos fenômenos.
Por se resultado de experiências pessoais ou coletivas, o senso comum pode ser chamado de " idéias a respeito de um fato" , pois suas argumentações são fragmentadas, irrefletidas, inseridas em um contexto de valores morais locais com seus preconceitos e suas crenças. A sua principal característica é a ingenuidade, pois não é crítico e por isto resiste as mudanças. Há , um certo interesse em manter grande parte, ou toda a sociedade, ainda neste estágio da produção do conhecimento. As instituições de ensino fundamental, em sua grande maioria, são reprodutoras dos valores sociais irrefletidos e ingênuos; há a dicotomia : formação técnica e humanística –científica, sendo que à primeira é destinada a grande maioria dos que ainda permanecem na escola; a chegada ao ensino superior é uma vitória para muitos , pois é uma porcentagem baixíssimas dos que começaram sua vida escolar que chegam às faculdades. Mantendo-se um povo preso ao senso