Conhecer e apreender
As leis do bem pensar
Vós, investigadores, não deveis confiar em autores que, apenas pelo emprego da imaginação, se fazem intérpretes entre a natureza e o homem, mas somente naqueles que exercitaram seu intelecto com os resultados de experimentos.
Leonardo da Vinci
A educação tem muito a ver com aprender a pensar. É preciso evitar tropeços mentais que, infelizmente, tendem a se repetir ao longo do tempo.
Vendo outro ângulo, por pensar mal, criam-se dificuldades para entender os próprios temas da educação que são tratados no presente livro.
Este capítulo lida com a razão e com as regras e os hábitos do bem pensar. Ilustra também equívocos frequentes, resultantes de pre onceitos c e confusão entre fatos e opiniões e da falta de disciplina intelectual.
Grotões da razão
Junto com os notáveis avanços da humanidade em muitas áreas, há também cantos esconsos em que ainda prevalece um lastimável primitivismo intelectual. Na educação, há assuntos ainda mergulhados na lenda, no mito, na crença emocional. A eles, parece que a razão não consegue chegar.
16 Claudio de Moura Castro
Galileu disse que a Terra gira em torno do Sol. Darwin afirmou que os homens e os macacos têm antepassados comuns. Einstein disse que massa vira energia e que a luz faz curvas. Essas mudanças de paradigmas foram marcos importantes no desenvolvimento da ciência.
Com a sua espantosa imaginação, cada um desses gigantes da ciência abalou as bases do conhecimento em sua área. Mas, no fundo, a revolução científica maior ocorreu na forma pela qual se passou a decidir quem tinha razão. Galileu foi condenado e quase queimado em praça pública pelos tribunais da Santa Inquisição. Os curadores da verdade eram os religiosos, e seus critérios eram baseados nas escrituras sagradas. Após décadas titubeando, Darwin arrostou o pensamento religioso da época. Mas já não se arriscava a ser queimado vivo. Revelando o avanço intelectual da época, a discussão lentamente pendeu para os